terça-feira, 17 de setembro de 2013

Secretaria Nubia participa de Formação do Profuncionário em Campina Grande


A Secretária Municipal de Educação Nubia Naiete de Moura Dantas participou no último dia 12, de uma reunião a respeito do Programa Nacional de Formação Inicial em Serviços dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público - PROFUNCIONÁRIO, no IFPB em Campina Grande - PB.

O Profuncionário é um programa que visa à formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola. A formação em nível técnico de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, portanto, para a carreira. O Decreto 7.415 de 30 de dezembro de 2010 institui a política nacional de formação dos profissionais da educação básica e dispõe sobre a formação inicial em serviço dos funcionários da escola. 

Entre seus objetivos fundamentais, está a valorização do trabalho desses profissionais da educação, através do oferecimento dos cursos de formação inicial em nível técnico proporcionado pelo Profuncionário.

Realizada Formatura do PROERD na EMEIF Francisco Cassiano Sobrinho

   Neste dia 12 de setembro realizou-se nas dependências da EMEIF Francisco Cassiano Sobrinho a Formatura dos alunos que participaram do Curso PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência).
   O curso foi uma realização da Polícia Militar do Estado da Paraíba com a monitoria do PM Tirso e dos professores Antônio, Darcy e Luciana.
   O evento foi uma realização do Comando do 6° Batalhão de Polícia Militar através do Tenente Coronel José Ronildo Souza da Silva e da Direção da Escola Municipal Francisco Cassiano Sobrinho, na pessoa da Sra. Ana Maria Batista.
   Várias autoridades estiveram presentes ao evento que contou com todo o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação.

Veja as imagens.






terça-feira, 10 de setembro de 2013

Creche Vovó Quintina comemora em grande estilo a Semana da Pátria


Encerrando as atividades do Projeto Semana da Pátria: retornando aos valores cívicos através da educação realizado em todas as unidades de ensino da Rede Municipal de Educação, a Creche Vovó Quintina marcou a culminância deste projeto em grande estilo.

Realizando um evento público com desfile cívico e encontrão creche-família-comunidade neste último dia 06 de setembro, a Creche Vovó Quintina mostrou de uma forma criativa os valores do civismo a criançada.

As imagens evidenciam o sucesso do projeto!

Desfile Cívico marca encerramento da Semana da Pátria em Torrões

A Escola Municipal Manoel Clementino Neto, localizada na Vila de Torrões, com grande brilhantismo, elegância e criatividade, realizou o seu 1° Desfile Cívico na tarde deste dia 06 de setembro.

O desfile marcou a culminância do Projeto Semana da Pátria: retornando aos valores cívicos através da educação, desenvolvido em toda a Rede Municipal de Educação.

Parabéns a todos que fazem a EMEIF Manoel Clementino Neto. Este desfile ficou na história!

Confira as imagens do evento!

EMEIF Professor Francisco Cassiano realiza Projeto Semana da Pátria

A EMEIF Professor Francisco Cassiano Sobrinho, localizada na sede do município de Poço de José de Moura, também esteve envolvida na realização do Projeto Semana da Pátria: retornando aos valores cívicos através da educação.

Juntamente com todas as outras escolas da Rede Municipal de Ensino, durante toda a semana da pátria (01 a 07/09), foram realizadas várias atividades educacionais, que foram desde ao hasteamento da bandeira nacional, produção de textos, cartazes, bandeiras, paródias, dinâmicas, apresentações culturais, enfim, com uma variedade de atividades que despertaram nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos para o sentido desta semana.

Confira as imagens de algumas atividades desenvolvidas na EMEIF Professor Francisco Cassiano Sobrinho, pela Professora Darcy Batista Alencar e alunos do 5° ano.



Culminânia do Projeto Semana da Pátria: Lagoa Vermelha, Bezerro Amarrado e Vaqueijador

Durante toda essa semana (01 a 07/09), as escolas da Rede Municipal de Ensino de Poço de José de Moura estiveram realizando o Projeto Semana da Pátria: retornando aos valores cívicos através da educação, com várias atividades realizadas nos seus ambientes educacionais, que foram desde ao hasteamento da bandeira nacional, produção de textos, cartazes, bandeiras, paródias, dinâmicas, apresentações culturais, enfim, uma variedade de atividades que despertaram nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos para o sentido desta semana.

As Escolas Municipais de Lagoa Vermelha, Bezerro Amarrado e Vaqueijador reuniram-se a fim de realizar a culminância do projeto, na manhã deste dia 06 de setembro, nas dependências da EMEIF Lagoa Vermelha.

Confira as imagens do evento!



quinta-feira, 5 de setembro de 2013

EMEIF Francisco Cassiano realiza Conferência do Meio Ambiente

A EMEIF Professor Francisco Cassiano Sobrinho realizou neste dia 29 de agosto a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.

Nesse encontro, os participantes elaboraram um projeto de ação que será desenvolvido pela escola após o evento. O projeto aborda os cuidados com a água na comunidade e será apresentado pelas delegada e sua suplente na Conferência Estadual. 

A Conferência foi uma realização de todo o corpo administrativo, docente e discente daquela escola e teve a participação da prefeita Aurileide Egídio, secretários municipais, gestores de instituições, pessoas da sociedade civil organizada e familiares de alunos.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Projeto Educação para a Paz avança em seus primeiros passos...

O Projeto Educação para a Paz já desenvolvido em outras redes de ensino do Brasil e apresentado ao nosso município pela coordenação do projeto em Gurinhém avança em seus primeiros passos.

Este projeto visa difundir a ideia de paz nas escolas, atingindo as famílias berço natural do desequilíbrio que atinge a toda sociedade, levando em conta que a violência nos lares e nas escolas tem dificultado a arte de educar e desvirtuado o papel da escola no fortalecimento do conhecimento, da cultura e da cidadania.

As primeiras ações do projeto estão sendo implementadas na EMEIF de Casas Velhas pela coordenação municipal do projeto através dos professores Claudino Neto, Ana Neiry e Rafaela Lopes.

Confira as imagens das atividades realizadas no dia 30 de agosto!

Secretaria participa de VI Seminário Formação Educação Inclusiva

    Os técnicos da Secretaria Municipal de Educação, Prof. Ms. Wlisses Estrela, Prof. Esp. Auricélia Pinheiro e a Supervisora Esp. Nélbia de Moura Leite, participaram do VI Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.

   O Seminário teve como objetivo o fortalecimento do processo de inclusão dos alunos com deficiência nas turmas comuns de ensino regular. O evento que contou com a participação de 28 municípios do pólo de abrangência de Cajazeiras, aconteceu na CDL e se estendeu de 26 a 30 de agosto.

Secretaria de Educação na Formação do ProInfo

Nos dias 22 e 23 de agosto, a técnica da Secretaria Municipal de Educação Audenisa Duarte esteve participando da Formação do ProInfo realizada no Auditório Virtual da UFPB em João Pessoa.

            O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.

O evento foi uma realização da Undime/PB em parceria com o MEC e foi destinado aos tutores municipais e coordenadores dos Núcleos de Tecnologia dos Municípios (NTMs). 

Creche Vovó Quintina realiza encerramento da Semana do Folclore

Em muito estilo, alegria e criatividade a Creche Vovó Quintina realizou neste último dia 23 de agosto o encerramento da Semana do Folclore, com uma programação que além de divertida, despertou o fascínio da criançada pelos contos e lendas que fazem parte do nosso folclore. 

A organização das atividades ficaram por conta da direção, professores e funcionários daquele educandário.

Secretaria de Educação no Programa Cidadão

A Secretaria Municipal de Educação participou ativamente das ações do PROGRAMA CIDADÃO realizado neste dia 22 de agosto. O programa foi realizado pela Prefeitura Municipal de Poço de José de Moura através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano.

As ações contemplaram a emissão de documentação básica e diversos serviços de saúde, educação e assistência social para a população do município.

Foram registrados mais de 800 atendimentos entre emissão de documentos RG, CPF, Carteira de Trabalho, foto 3x4, atendimento médico, nutricionista, vacinação, tipagem sanguínea, teste de glicemia, atendimento psicosocial, programa Bolsa Família, EMATER, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação, corte de cabelo, manicure e depilação.

A Secretaria de Educação agradece a Professora Auricélia Pinheiro, por sua efetiva participação no evento animando o público participando com anedotas e adivinhas educativas, e atuando como a personagem Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Confira as imagens!