segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Projeto Semana do Folclore

PROFESSORES CONHECEM O MATERIAL DO PROJETO TRILHAS


A Escola Francisco Cassiano Sobrinho e a Secretaria de Educação da cidade de Poço de Jose de Moura, apresentaram desta vez, neste dia 24 de agosto o Projeto TRILHAS aos professores das series iniciais do Ensino Fundamental  da referida escola, bem como, aos professores das escolas do campo contempladas com o projeto.

O Projeto TRILHAS é uma iniciativa do Instituto Natura, o  Ministério da Educação (MEC) e a Comunidade Educativa (CEDAC). O conjunto de material é composto de três kits –

Trilhas para ler e escrever textos, (foco no trabalho com textos narrativos)
Trilhas para abrir o apetite poético (foco no trabalho com textos poéticos) e
Trilhas de jogos (foco do trabalho: jogos de linguagem e jogos de faz de conta)

O material foi elaborado para instrumentalizar  e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade com as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de inseri-las  em um universo letrado.

Na oportunidade os participantes conheceram  todo o material e também vivenciaram situações de como trabalhar a leitura de histórias com os alunos.

Bom trabalho e
Sucesso para todos nós!!!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

O MUNICIPIO DE POÇO DE JOSE DE MOURA APRESENTA NOTA DO IDEB DA ESCOLA MUNICIPAL.


O Ministério da Educação (MEC) divulgou a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que aponta que nos anos inicias (1º ao 5º ano) a nota da Escola Municipal Professor Francisco Cassiano Sobrinho foi de 4,2, meta projetada para 2019. Com isso, a educação Poçomourense  supera também a meta de 2011 que era  3.0 – e avança no quadro de projeções. A meta é atingir a nota 4.9 até 2021. Nos anos finais que compreende do (6º ao 9º ) ano, a nota foi 3,6 alcançou a média projetada para 2015. Nessa modalidade, a meta para 2021 é 4,2.

Para a Secretária Municipal de Educação Nubia Naiete de Moura Dantas, os resultados apresentados mostram que a educação do município avançou. " Os dados apontam que estamos em nível de crescimento, é um resultado das ações conjuntas e esforços de todos que fazem a educação deste município pautada com a qualidade de ensino, ressaltou ainda que a motivação e valorização dos que fazem a educação do município são responsáveis pelos resultados alcançados e também um desafio para continuidade das melhorias, procuramos fortalecer o trabalho direcionado ao alcance das metas projetadas.”

Ideb

O Ideb é calculado a partir da taxa de aprovação, reprovação e abandono e do desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a cada dois anos.
Com base nessas informações, são atribuídas notas para cada escola pública do país, assim como para as redes de ensino e para os municípios e os estados. Cada escola, prefeitura e governo estadual tem uma meta que deve ser atingida de dois em dois anos.

Resultado do Ideb da EMEIF Professor Francisco Cassiano Sobrinho ( Anos Iniciais).


 Resultado do Ideb da EMEIF Professor Francisco Cassiano Sobrinho ( Anos Finais ).




sexta-feira, 10 de agosto de 2012

APRESENTAÇÃO DO PROJETO TRILHAS


A Secretaria de Educação da cidade de Poço de Jose de Moura, através das  supervisoras Antonia Nelbia e Lindy katia Andrade, apresentaram neste dia 09 de agosto o Projeto TRILHAS aos coordenadores, diretores e equipe da Secretaria de Educação (SME). A intenção desse projeto é instrumentalizar e apoiar o trabalho do professor no campo da leitura, escrita e oralidade, com o objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental em um universo letrado.
O TRILHAS é uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Educação- MEC,  Instituto Natura e a Comunidade Educativa Cedac, visando criar oportunidades para que crianças em processo de alfabetização tenham maior acesso à literatura infantil. O projeto está inserido no programa de metas do Governo Federal “Todos pela Educação”, que traz como prioridade alfabetizar todas as crianças até oito anos.

Aproveitando o momento, os participantes conheceram o material e também receberam informações de como trabalhar com os alunos. O material do projeto é composto de três kits, um com gêneros narrativos, outro com gêneros poéticos e um kit com 10 jogos didáticos, ambos com varias atividades que farão parte do cotidiano dos alunos. Acompanham também esse kit uma coleção de 20 livros de literatura infantil. Estes, com certeza, caracteriza-se como um material que muito auxiliará os alunos na alfabetização.

Um bom trabalho para todos nós que estamos engajados na luta pela escola pública de qualidade, o que é demonstrado através da aprendizagem de nossas crianças!



                                                     


                                      


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

POÇO DE JOSE DE MOURA SERÁ CONTEMPLADO COM DOIS ÔNIBUS ESCOLAR ATRAVÉS DO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA E MATERIAIS PARA AS ESCOLAS.


Em breve o município de  POÇO DE JOSE DE MOURA  será beneficiado com mais uma aquisição de dois ônibus escolar que irá melhorar ainda mais a acesso às escolas.A  Prefeitura recebeu os recursos para a compra de dois  ônibus escolar, já realizou a compra do veículo e até 120 dias  os ônibus estarão no município para atender a demanda dos alunos da Zona Rural.Esta aquisição foi através de convênio com o Governo Federal,  Programa Caminho da Escola, sendo um investimento no valor de R$ 429.760.00. Além  da aquisição dos ônibus também receberá recursos para aquisição de materiais para as escolas municipais como projetor proinfo, lousa digital, conjunto de cadeiras para educação infantil.Tudo isso é fruto do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de ampliar e qualificar o transporte escolar, possibilitando beneficiar todos os alunos da zona rural.