quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Semana de Mobilização Saúde na Escola



05 a 09 de Março de 2012


TEMAS:
·     PREVENÇÃO A OBESIDADE, COM A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO E MODOS DE VIDA SAUDÁVEIS COM A COMUNIDADE ESCOLAR, CONSIDERANDO OS ALIMENTOS REGIONAIS.
·      SAÚDE SEXUAL, SAÚDE REPRODUTIVA E PREVENÇÃO DAS DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS NO COTIDIANO DA ESCOLA.
·   OS RISCOS E DANOS DO USO DE ÁLCOOL, TABACO, CRACK E OUTRAS DROGAS NO COTIDIANO DA ESCOLA.
·         PREVENÇÃO DA SAÚDE BUCAL.


Iniciativa visa envolver alunos com idade entre cinco a 19 anos que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE)


Avaliar as condições de saúde de milhões de estudantes de escolas públicas brasileiras. Esta é a proposta da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que irá acontecer em todo o Brasil, de 05 a 09 de março. O projeto foi apresentado dia (23) de janeiro de 2012, pela presidente Dilma Roussef, no programa de rádio Café com a Presidenta. Para esta primeira edição o tema escolhido foi uma ação contra obesidade infantil. Neste ano, mais de 50 mil escolas em 2.500 municípios brasileiros se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas.

No município de Poço de José de Moura a iniciativa atingirá 03 escolas. Que são: EMEIF Professor Francisco Cassiano Sobrinho, EMEIF Manoel Clementino Neto e EEEFM Francisca Fonseca Matias onde atenderá um numero de 942 alunos.

O programa visa envolver alunos com idade entre cinco a 19 anos que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE).  “Muitas vezes, um problema de saúde, se não for identificado, pode atrapalhar o rendimento escolar. Queremos, nessa semana, envolver também os pais para debater um problema que já afeta 1/5 da população infantil. Reduzindo a obesidade infantil, nós vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes”, disse Dilma.

O PSE é desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação, desde 2007, com o objetivo de prevenir e promover a saúde das crianças com idade escolar entre cinco a 19 anos. A iniciativa foi integrada ao Programa Brasil sem Miséria, lançado pela Presidência da República em 2011.
As ações do Programa Saúde na Escola são desenvolvidas por equipes de Saúde da Família ligadas à Unidade de Saúde Básica (UBS), que se deslocarão até a escola para examinar as crianças e desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde.

Nenhum comentário: