terça-feira, 23 de julho de 2013

Empral Pesquisas Ltda. reconhece o trabalho da prefeita Aurileide e secretária Núbia na Educação

          A Empral Pesquisas Ltda. na "Campanha Educação em Ação 2013" parabeniza a prefeita Aurileide Egídio de Moura, a secretária de educação Núbia Naiete de Moura Dantas e toda a sua equipe pela dedicação, investimento e melhoria na educação de Poço de José de Moura.

A empresa de pesquisas visitando o município constatou as realizações no campo educacional e em reconhecimento aos feitos colocou uma faixa na Avenida Frei Damião, no centro da cidade, fazendo alusão ao brilhante trabalho educacional.

        A Secretaria Municipal de Educação adquiriu com a Empral, vários títulos de livros, obras e coleções infanto-juvenis. Além disso, recebeu da mesma empresa, vários volumes de livros avulsos como doação da  "Campanha Educação em Ação 2013".

As obras adquiridas serão distribuídas a todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, como forma de ampliar os acervos existentes e principalmente, despertar entre o alunado o interesse pelo mundo mágico da leitura, contribuindo também como recurso a ser utilizado no cotidiano escolar pelos professores.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Curso de Produção de Textos na Escola realiza mais um Encontro de Formação

A SEMED dá continuidade à formação dos profissionais através do Curso de Produção de Textos para professores do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.


O encontro que ocorreu no dia 12 de julho, ministrado pela coordenadora Maria José Abreu Fernandes, foi marcado por relevantes discussões e questionamentos, bem como pela avaliação de propostas de redação já trabalhadas com os educandos. Nesse encontro de 08 horas, as leituras e produções escritas também fizeram parte das estratégias desenvolvidas. 




EMEIF Prof. Francisco Cassiano realiza escolha dos livros didáticos do PNLD 2014

   Aconteceu neste dia 12 de julho na EMEIF Prof. Francisco Cassiano Sobrinho o Encontro para a escolha dos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental para o triênio 2014-2016.
  Conforme a coordenação pedagógica do município “o encontro é um momento que os docentes avaliam os conteúdos das obras disponíveis pelo MEC e assim, escolhem as que melhor se adequam a sua realidade escolar, a fim de desenvolver um trabalho efetivo em sala de aula”.

  Após este encontro, a SEMED entrará no processo de aquisição dos títulos que será realizado no período de 2 a 8 de agosto no endereço eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – www.fnde.gov.br.

PROJETO EDUCAÇÃO PARA PAZ é pauta na SEMED

A Secretária de Educação do município de Gurinhém/PB, Josilene Santos e a sua equipe estiveram neste dia 11 de julho reunidos com professores, técnicos, coordenadores e todos que fazem a SEMED de Poço de José de Moura a fim de apresentar o PROJETO EDUCAÇÃO PARA PAZ desenvolvido nas escolas da Rede Municipal da cidade de Gurinhém – PB. 

          O PROJETO EDUCAÇÃO PARA PAZ tem como coordenadores Renair Justino e Plínio Rubens e trabalha os valores da comunidade escolar, proporcionando a oportunidade de reflexão a respeito dos nossos direitos e deveres.

Com as experiências apresentadas neste encontro a SEMED de Poço de José de Moura inicia as discussões para a implantação deste projeto na Rede Municipal vislumbrando a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Formação Inicial do Programa Brasil Alfabetizado 2013

    O município de Poço de José de Moura através da Secretaria Municipal de Educação realiza Formação Inicial do Programa Brasil Alfabetizado. O programa é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, sendo uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. 
   O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Confira as imagens da Formação.





quarta-feira, 3 de julho de 2013

Formação Continuada do Gestar II

As tutoras do Programa Gestar II, Professoras Ana Neiry e Maria do Carmo realizam mais um encontro de Formação Continuada neste dia 03 de julho, na Escola Municipal Francisco Cassiano Sobrinho.

O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar oferece formação continuada em língua portuguesa e matemática aos professores dos anos finais (do sexto ao nono ano) do ensino fundamental em exercício nas escolas públicas.

A formação possui carga horária de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas a distância (estudos individuais) para cada área temática.

O programa inclui discussões sobre questões prático-teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula.










terça-feira, 2 de julho de 2013

Secretarias de Educação, Ação Social e Saúde realizando o PROJETO PAI PRESENTE

 As secretarias de Educação, Ação Social e Saúde realizando o PROJETO PAI PRESENTE lançado pelo CNJ - Conselho Nacional de Justiça e organizado na Comarca de São João do Rio do Peixe através do seu juiz de Direito Dr. José Irlando Sobreira e do Promotor Samuel Miranda Colares.

O direito à paternidade é garantido pelo artigo 226, § 7º, da Constituição Federal de 1988. O Projeto Pai Presente é coordenado pela Corregedoria Nacional de Justiça e objetiva estimular o reconhecimento de paternidade de pessoas sem esse registro. 

A declaração de paternidade pode ser feita espontaneamente pelo pai ou solicitada por mãe e filho. Em ambos os casos, é preciso comparecer ao cartório de registro civil mais próximo do domicílio para dar início ao processo. 

Caso o reconhecimento espontâneo seja feito com a presença da mãe (no caso de menores de 18 anos) e no cartório onde o filho foi registrado, a família poderá obter na hora o novo documento.

         Neste dia 03 de julho, às 08h00 na EMEIF Professor Francisco Cassiano Sobrinho foi realizada uma reunião com todos os gestores das Escolas Municipais, Agentes Comunitários de Saúde, representantes do Cartório do Registro Civil, integrantes da Secretaria de Educação e Ação Social para tratarem sobre o projeto. Confira as imagens!