segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CRECHE MUNICIPAL VOVÓ QUINTINA INICIA ANO LETIVO 2012








Foi iniciado hoje com muita festa e brincadeiras o início do ano letivo de 2012 na Creche Municipal Vovó Quintina, onde todas as crianças foram recepcionadas com grande alegria por parte dos que trabalham naquela Instituição. Todos receberam com euforia os pequeninos que ao longo do ano farão parte da Creche.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

PROFESSORES DA ZONA RURAL DE POÇO DE JOSÉ E MOURA PARTICIPAM DE REUNIÃO PARA INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2012

Nesses dias 23 e 24 de Fevereiro, os Professores da Rede Municipal de Ensino de Poço de José de Moura participara de reuniões realizadas pela Secretaria Municipal de Educação com a responsável por essas escolas, para assim darem início ao ano letivo de 2012, já que o ano iniciará para Zona Rural nesse dia 27 de Fevereiro, em virtude de algumas reformas em escolas da Rede, como também nas Escola que antes eram do Estado e hoje pertencem a Secretaria Municipal de Educação.

EMEIF PROFESSOR FRANCISCO CASSIANO SOBRINHO REALIZA PLANEJAMENTO ESCOLAR COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II

Neste dia 24 de Fevereiro de 2012 nas dependências da EMEIF Professor Francisco Cassiano Sobrinho foi realizado o Planejamento Escolar para início do ano letivo, dando continuidade ao Projeto Rede de Competências, iniciado em Novembro do ano passado e se estendendo durante todo esse ano. O Planejamento foi coordenado por Maria Lindy Kátia de Sá Andrade, Ana Neiry de Moura e Maria José Abreu (Mazé)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CRECHE MUNICIPAL VOVÓ QUINTINA REALIZA REUNIÃO DE PAIS PARA DAR INÍCIO AO ANO LETIVO 2012.

A Direção da Creche Municipal Vovó Quintina realizou hoje 24 de Fevereiro, no Memorial Zé e Moura, reunião com pais de alunos daquela Instituição para assim poder dar início ao ano letivo de 2012 que se iniciará nessa Segunda-feira, dia 27 de Fevereiro. A Creche Municipal conta com o Maternal, Níveis I, II e III e cerca de quase 80 alunos assim distribuídos por níveis. Esse ano os pais serão bastantes presentes na educação de seus filhos, já que todos os que fazem parte daquela instituição estão prontos para unir esforços no que for possível para assim chegarem onde pretendem, que é uma educação de qualidade e acessível para todas as crianças o que é garantido por Lei, segundo a LDB e o Instituto da Criança e do Adolescente.






sábado, 18 de fevereiro de 2012

EMEIF Professor Francisco Cassiano Sobrinho Realiza seu Carnaval 2012

A EMEIF Professor Francisco Cassiano Sobrinho realizou nesta Sexta-Feira 17 de Fevereiro seu Baile de carnaval 2012, nas dependências do Pro-Jovem do nosso Município. O Evento contou com a participação de todo o quadro profissional e administrativo da Escola, como também com a participação de quase 80% dos alunos, onde esses brincaram, dançaram e se divertiram a vontade ao som de músicas de frevo e marchinhas de carnaval. O Evento contou com a participação e parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal que sempre colaboram com os eventos realizados em todo o município.






quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Semana de Mobilização Saúde na Escola



05 a 09 de Março de 2012


TEMAS:
·     PREVENÇÃO A OBESIDADE, COM A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO E MODOS DE VIDA SAUDÁVEIS COM A COMUNIDADE ESCOLAR, CONSIDERANDO OS ALIMENTOS REGIONAIS.
·      SAÚDE SEXUAL, SAÚDE REPRODUTIVA E PREVENÇÃO DAS DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS NO COTIDIANO DA ESCOLA.
·   OS RISCOS E DANOS DO USO DE ÁLCOOL, TABACO, CRACK E OUTRAS DROGAS NO COTIDIANO DA ESCOLA.
·         PREVENÇÃO DA SAÚDE BUCAL.


Iniciativa visa envolver alunos com idade entre cinco a 19 anos que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE)


Avaliar as condições de saúde de milhões de estudantes de escolas públicas brasileiras. Esta é a proposta da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que irá acontecer em todo o Brasil, de 05 a 09 de março. O projeto foi apresentado dia (23) de janeiro de 2012, pela presidente Dilma Roussef, no programa de rádio Café com a Presidenta. Para esta primeira edição o tema escolhido foi uma ação contra obesidade infantil. Neste ano, mais de 50 mil escolas em 2.500 municípios brasileiros se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas.

No município de Poço de José de Moura a iniciativa atingirá 03 escolas. Que são: EMEIF Professor Francisco Cassiano Sobrinho, EMEIF Manoel Clementino Neto e EEEFM Francisca Fonseca Matias onde atenderá um numero de 942 alunos.

O programa visa envolver alunos com idade entre cinco a 19 anos que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE).  “Muitas vezes, um problema de saúde, se não for identificado, pode atrapalhar o rendimento escolar. Queremos, nessa semana, envolver também os pais para debater um problema que já afeta 1/5 da população infantil. Reduzindo a obesidade infantil, nós vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes”, disse Dilma.

O PSE é desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação, desde 2007, com o objetivo de prevenir e promover a saúde das crianças com idade escolar entre cinco a 19 anos. A iniciativa foi integrada ao Programa Brasil sem Miséria, lançado pela Presidência da República em 2011.
As ações do Programa Saúde na Escola são desenvolvidas por equipes de Saúde da Família ligadas à Unidade de Saúde Básica (UBS), que se deslocarão até a escola para examinar as crianças e desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CAPACITA PROFESSORES DA CRECHE MUNICIPAL VOVÓ QUINTINA

A Secretaria de Educação, através da Supervisora Escolar Nélbia Moura, realizou capacitação com os Professores e Monitores da Creche Municipal Vovó Quntina, nesses dias 09 e 10 de Fevereiro de 2012, onde na oportunidade foram feitos todos os trabalhos de organização do ano letivo daquela Instituição como também da parte Pedagógica e profissional dos Professores, já que a Educação Infantil é a base de sustentação da criança para um Ensino Fundamental de qualidade. Esse ano a Creche Vovó Quintina receberá em torno de 85 alunos desde 1 ano e 8 meses até os 5 anos.



















sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

TEM INÍCIO O ANO LETIVO 2012 NA EMEIF PROFESSOR FRANCISCO CASSIANO SOBRINHO

Nessa Segunda-Feira, 06 de Fevereiro, teve início as aulas referentes ao ano letivo de 2012 na EMEIF Professor Francisco Cassiano Sobrinho na sede do nosso município Poço de José de Moura, onde tivemos a oportunidade de constatar um começo de ano bem diferente, como por exemplo,  a acolhida calorosa de todos os alunos da escola, a apresentação de todo o quadro profissional, animação com palhaços e por fim a entrega de kits de material escolar que serão repostos ao longo de todo o ano, como já é de costume em nosso município. Por fim, a Secretária de Educação Núbia Naiete fez a abertura do ano letivo onde usou da palavra para mostrar seu compromisso e sua determinação com a educação local.