quinta-feira, 28 de julho de 2011

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA - MÓDULO PNAE

 
O Município de Poço de José de Moura, através da Secretaria Municipal de Educação, esta promovendo mais um curso de capacitação para os profissionais da área por meio do Programa Formação pele escola, que é um Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE- onde esse visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.

E com vista em perspectivas de mudança e conhecimento, que o Município de Poço de José de Moura começa mais um estudo dessa ação, desta vez, com o módulo PNAE( Uma das ações do PAR), com a participação de algumas pessoas da área educacional, inclusive com os Membros do (CAE) Conselho de Alimentação Escolar) do Município. O estudo do Módulo teve início nesse dia 28 de julho de 2011, e conta com a participação de 25 cursistas.

terça-feira, 26 de julho de 2011

AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - PSE REALIZADAS NA CRECHE VOVÓ QUINTINA

As Secretarias de Educação e Saúde uniram-se para aderirem ao Programa Saúde na Escola – PSE, desde 2009 o Programa envolve toda comunidade Escolar e profissionais da Saúde e Educação, desenvolvendo nas escolas ações voltadas para prevenções, Saúde bucal, Dengue, Drogas, Vacinação, Nutrição, Higiene pessoal, atendimento Psicológico para os  alunos entre outros

A metodologia das Ações é participativa permitindo-se a atuação efetiva dos participantes na troca de experiências e por ser uma forma de trabalhar baseada no prazer e na participação em situações reais, tudo acontece de maneira lúdica e coletiva, os participantes trabalham situações concretas

A Creche Municipal Vovó Quintina recebeu neste dia 25/07/11 a Equipe do PSE onde foi realizada uma palestra direcionada as mães com a Enfermeira Leilly Anne Gonçalves e em seguida, o Odontólogo  Dr. Marcos Túlio Galiza falou da importância da Higiene bucal, como também ensinou as mães da Creche como fazer uma escovação bucal correta em seus filhos.  A visita da Equipe do PSE foi concluída com a aplicação do flúor em todas as crianças da Creche Municipal.   



















SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DE ENCONTRO DE GESTORES EM RECIFE – PE.

A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, Núbia Naiete de Moura Dantas participou nos dias 18 e 19 de julho no Recife-Pe, do Encontro Regional de Gestores Locais do Programa Brasil Alfabetizado, promovido pela Diretoria de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos / SECXADI, do Ministério da Educação, onde na oportunidade foram discutidos vários temas relacionados com o programa como: Formação inicial, Mobilização do público alvo e permanência, Acompanhamento da execução dos recursos, Encaminhamento e Ingresso PBA para EJA, Articulação Intersetorial e o Uso do Livro didático.



III Semana em Defesa ao Meio Ambiente

A E.M.E.I.F de Torrões realizou  nesta última sexta-feira 17 de junho de 2011 a III Semana em Defesa ao Meio Ambiente. A abertura do evento se deu através de uma palestra, cuja temática foi: Um Mundo para Cuidar que teve como palestrantes o prof.Henrique Batista e a professora Rosângela de Freitas. A palestra foi embasada em trechos bíblicos relacionados com o tema. Na oportunidade foram expostos todos os trabalhos produzidos pelos alunos durante a semana, como também, algumas apresentações, entre elas: Ensinando a Reciclar, Resgatando a cultura indígena, Cuidando dos elementos da natureza, A formiguinha e a neve, Exposições de diversas mudas de plantas cuidadas pelos alunos; Jogral: Em defesa do meio ambiente, Um bate-papo caipira sobre O inadequado do lixo.
O evento contou com a participação dos alunos, pais de alunos e a comunidade local.